O Eixo Cármico do Mapa Astral Individual.
Os Nodos ou Nódulos Lunares são pontos celestes definidos pela intercepção da órbita de um astro com a eclíptica. Quando a Lua cruza a eclíptica de Sul para Norte chama-se a esse ponto Nodo Norte e quando cruza de Sul para Norte chama-se Nodo Sul. São pontos equinociais, elementos de ligação entre a Terra, a Lua e o caminho aparente do Sol - eclíptica.
Na mitologia oriental os Nodos Lunares são chamados de Cabeça do Dragão (Nodo norte) e Cauda do Dragão (Nodo sul).
O ideograma que representa o Nodo Sul ou Cauda do Dragão, lembra efetivamente a cauda, enquanto que o mesmo símbolo invertido simboliza o Nodo Norte ou Cabeça do Dragão.
É através dos Nódulos Lunares que a astrologia ocidental se capacita a relacionar essa ciência divina com o conceito hindu de reencarnação. Esse eixo nodal representa a relação de causa e efeito através da qual dirigimos a nossa vida.
O eixo que conjuga os dois nodos (do Sul ao Norte) indica, na carta natal individual, a via que o ser humano, encarnado nesse planeta, escolheu seguir para levar a cabo o seu programa de vida.
O Nodo Sul recolhe em si as experiências das vidas precedentes, o Nodo Norte indica o fim que cada um deve perseguir nesta vida, para seguir o caminho escolhido antes de nascer ou o que teve de aceitar percorrer.
Para Rabi Abraham Abulafia (1240-1296), um dos grandes proponentes da Cabala Meditativa, a palavra 'teli' significa a linha dos Nodos Lunares, o Dragão da astrologia. Sendo que essa linha seria o ' Eixo Sustentáculo do Céu'; com a Cabeça significando o 'mérito' e a Cauda 'responsabilidade'.
No mapa astrológico, Abulafia considera que a Cabeça (o Nodo Norte) indica a direção que o nativo deve seguir para o desenvolvimento de seus potenciais de harmonia e de favorecimento para evolução do Universo, e que a Cauda (o Nodo Sul) indica o lado mais inconsciente, herdado de outras vidas e que precisa ser conduzido com paciência e muito trabalho de autoconhecimento e autotransformação.
Martin Shulmann, conceituado astrólogo americano, que tem se dedicado ao estudo dos Nódulos Lunares, afirma que, na comunidade astrológica atual, aceita-se de modo geral, que os Nódulos Lunares representam as principais chaves para o entendimento de cada vida, como parte de um tecido contínuo. Muitos astrólogos acreditam que os Nódulos Lunares tem até mais importância do que o resto da carta natal.
Na medida em que a posição dos Nodos no mapa é analisada, juntamente com a posição do Sol e a da Lua, temos uma visão bastante significativa do propósito de vida de uma pessoa na presente encarnação.
Quem tiver o desenho do seu mapa natal, pode identificar o símbolo dos Nodos Lunares e procurar a sua posição de casa e de signo. Com esses dados é só pesquisar o significado.
Anny Luz
Compartilhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário