O Senhor dos Anéis- Enia -Clique na seta para ouvir

SOBRE OS LIVROS

Depois da recente obra, FLORAIS DE BACH NO RESGATE DA AUTOESTIMA, mais um livro foi editado, NUMEROLOGIA CÁRMICA NO 3º MILÊNIO. Ambos estão à venda na loja virtual da Editora PerSe 2.0. Veja as sinopses nos banners ao lado...

Anny Luz

DIÁLOGO FAMOSO

O astrônomo Edmond Halley, ao ver Isaac Newton debruçado durante horas sobre os mapas astrais, perguntou-lhe: Você acredita nesta bobagem? Resposta: Quantos anos você estudou astrologia para afirmar que é bobagem?...

SOBRE O ZODÍACO

Para entender melhor as imagens simbólicas de cada arquétipo do Zodíaco, bem como o seu tipo de energia, que podemos encontrar no índice do blog vamos  fazer algumas considerações sobre o Zodíaco em si.
Chama-se de Zodíaco o conjunto de constelações ao longo da eclíptica (caminho percorrido pelo Sol durante o ano). 

Na astrologia Ocidental, o Zodíaco é representado por uma circunferência, cujos 360 graus, são divididos em doze signos zodiacais.
Historicamente o Zodíaco possui um simbolismo tão forte, que perdura até os nossos dias e teve grande influência no desenvolvimento da ciência, que hoje conhecemos como astronomia

As estrelas fixas estão a uma distância tão grande da Terra, que seu movimento fica imperceptível aos olhos humanos, de forma que sua posição no céu leva milhões de anos para se modificar. Não obstante, os estudiosos da antiguidade,  possivelmente com a ajuda de seres de outros sistemas estelares, conseguiram juntar aqueles pontinhos luminosos, pois perceberam,que alguns conjuntos dessas estrelas  tinham a forma de animais  ou  mesmo de seres lendários.
Das 89 constelações, somente doze, agora 13,  são tocadas pelo Sol em seu caminho aparente em volta da Terra.

SIGNOS x CONSTELAÇÕES-

Na antiguidade, as constelações e os signos, ocupavam o mesmo espaço celeste.
Foi aí que se formou a crença popular de que signo e constelação são a mesma coisa.

Ao passar dos séculos e milênios,no entanto, com o movimento da precessão dos equinócios, as constelações, que têm tamanhos diferentes, foram se afastando e ocupando espaços variados na esfera celeste, enquanto que os signos, permanecem fixos, nos mesmos espaços regulares de 30 graus cada, por serem convenções simbólicas.
E aí está a grande diferença entre a astronomia e a astrologia!
 
ASTROLOGIA x ASTRONOMIA
A Astrologia estuda o simbolismo dos signos, visando compreender a natureza do comportamento humano e dos acontecimentos individuais e coletivos do planeta, enquanto a Astronomia trata da localização física dos astros no espaço celeste, no caso, as constelações. A analogia seria o mesmo que confundir o estudo da neurologia com a psiquiatria. O primeiro, estuda a fisiologia do cérebro, suas doenças e disfunções físicas, enquanto o segundo estuda o comportamento mental e seus distúrbios.
Portanto repito: A astrologia trabalha com referências simbólicas, que representam o comportamento humano e não com classificações astronômicas de constelações. Uma coisa são os signos e outra as constelações.
Por isso, não tem o menor sentido a polêmica do 13º signo!

Os signos continuam sendo 12. Não existem 13 signos, como a imprensa frequentemente anuncia,  pois como dissemos, isso é uma classificação astronômica e não astrológica. Mas agora sabemos que existem 13 constelações em torno do nosso Sol.
A constelação de Ofiúcus ou Serpentário, recentemente descoberta na rota do Sol, certamente que teve e continua tendo grande influência nas transformações planetárias que estamos vivenciando, mas isso não muda em nada  o simbolismo dos signos do Zodíaco.
Assim como a recente classificação de Plutão como “planeta anão”,  não modifica em nada a sua poderosa influência energética sobre nós e o nosso planeta.


Compartilhe!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...