Simbologia e tipo de energia (21/06 a 21/07)
O signo de Câncer pertence ao elemento Água e é regido pela Lua, a mitológica Deusa Mãe.
O símbolo gráfico de Câncer é um ideograma com dois lados opostos, fechados em si mesmo e com duas saídas também opostas, mostrando a típica indecisão e insegurança do canceriano, entre abrir-se ou fechar-se para o mundo externo.
A figura arquetípica que representa o signo de Câncer é o próprio caranguejo, que demonstra a mesma analogia de dolorosa indecisão e insegurança. É só observarmos o animalzinho: Ele vive enfiado na sua toca, mas é fascinado pelo mundo lá fora, mete a cabeça, espia e num arroubo enlouquecido dá uma corrida em várias direções, para logo à seguir, voltar correndo para a toca.
Essa analogia está no inconsciente do canceriano e por mais que as outras influências cósmicas amenizem essa tendência, em momentos de crise esse “modus operandi” vem à tona e ele se torna um verdadeiro caranguejo, entrando e saindo da toca, como uma espécie de ciclo intermitente.
Câncer é tradicionalmente o signo da família. Não necessariamente dos laços de sangue, mas no sentido de continuidade e aconchego.
Passado, é uma palavra chave para Câncer e muitas vezes é mais real do que o presente. O passado já é conhecido e portanto, seguro. Cancerianos adoram guardar velharias, lembranças, coleções, fotos amareladas e tudo o mais que lembre o passado.
Por isso a palavra MÃE, também resume muito sobre o mito de câncer e é algo bastante complexo. Mãe, não é só a mulher que o gerou, amamentou e o viu crescer, mas é principalmente um arquétipo... Mãe é ao mesmo tempo sagrada e profana! Representa a sua raiz, o seu passado! E aí voltamos novamente à palavra chave: Passado.
Pode-se dizer que Câncer é um dos mais complexos, sensíveis, imaginativos e vulneráveis entre os signos do Zodíaco.
E quando se fala em vulnerabilidade aparece a maior sombra de Câncer: O ressentimento. Um canceriano ressentido é capaz das piores vinganças. Mas não são vinganças óbvias, declaradas e violentas. Com a sutileza dos signos de Água, as vinganças cancerianas são sutis, daquelas tipo, “alfinetadas no fígado”, que só a pessoa atingida percebe, mesmo assim, se for muito perspicaz.
Em compensação o seu lado iluminado é fascinante! Com toda essa sensibilidade e imaginação não é de admirar que o signo de Câncer figure entre os mais brilhantes escritores, sem falar nos pintores e músicos extraordinários.
Entre os escritores, estão nada menos que, Marcel Proust, Hermann Hesse e Machado de Assis. Todos com um imperceptível humor levemente ácido, revelando, em meio a tanta genialidade, uma parte velada da sombra mordaz de Câncer.
Sempre lembrando que, quem tem o Ascendente ou a Lua em Câncer também recebe as mesmas características, embora mescladas com outras influências.
Anny Luz
Veja também a simbologia da Lua, seu regente planetário!
http://suamandala.blogspot.com.br/2011/10/simbologia-da-lua.html
Compartilhe!
Muito obrigado adorei o que vc escreveu e bem a minha cara te amo muito obrigado
ResponderExcluirmuito obrigado, adorei o que está escrito. bate muito comigo... principalmente quando vc diz que a palavra de câncer é passado. Eu costumo muito carregar comigo o passado.
ResponderExcluirNós cancerianos somos nostálgicos, mais eu peocuro relembrar sempre fatos felizes, e viver o presente, sempre projetando o fururo!
ResponderExcluirLegal! Esse é o caminho!....
ResponderExcluirAprendi com os Rosa Cruz, numa analogia com os Trópicos de Câncer e Capricórnio,entre outras muitas outras coisas que eles observam com uma lucidez, clareza e sabedoria admiráveis, que Cancerianos são muito mais do que costumamos ler ou ouvir dizer. A sensibilidade, a intuição a maternidade de forma generalizada, a imaginação,um ser pensante, filosófico, ... Faz este signo ter muito *poder*, o fato de não demonstrar isto, revela inteligência, perspicacia, astúcia, ... e humildade em não se ostentar por tudo que realmente é.
ResponderExcluirSó um exemplo, e não é feminista, mulheres de câncer são muito fecundas, são mães com o maior instinto protetor do Zodíaco, e isso garante a existência da raça humana. Na educação de seus filhos, ensina sobre o equilíbrio, a harmonia, a paz, o bom senso, ... Pelo que pude perceber, observar, e racionalizar a respeito do estudo dos Rosa Cruz, Cancer pode muito bem ser o signo DOMINANTE do Zodíaco, mas são discretos, inteligentes, humildes e até astuciosos em não revelar isto, pois manipular todos, com maestria é muito mais sábio, interessante e trás muito mais satisfação. TODOS NAS GARRAS FORTÍSSIMAS DE CÂNCER, SEM SEQUER IMAGINAR.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Disse tdo sobre a minha pessoa. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Excluirm,,
ResponderExcluirinteressante e bem significativo,entretanto no todo a mídia ainda substima muito esse signo que na minha opinião toda essa doçura pode se tornar no signo mais perigoso de todos quando isso é o inverso.
ResponderExcluirImpressionante.
ResponderExcluirEu😄
ResponderExcluir